Diante da falta de espaço cada vez maior para construção, muitos têm buscado alternativas para cima, já que neste sentido o céu é o limite, vemos isso na verticalização de muitas cidades, mas também pode ser observado em pequena escala nas construções de sobradas que são construções de dois ou mais pisos. Muitos porém ficam na dúvida sobre o que é melhor construir, uma casa térrea ou um sobrado. Veja algumas dicas sobre isso.

Casa térrea

Geralmente é mais econômico construir uma casa térrea visto que não há necessidade de fazer uma estrutura muito robusta, isto economiza na mão de obra, no material de construção e também no projeto.

Pelo fato de ter um único piso ela é vista como melhor para muitas famílias como aquelas que têm pessoas idosas, este foi um dois motivos que a minha esposa não quis se quer pensar na ideia de sobrado, já que ela entende corretamente que apesar de estarmos jovens hoje, um dia ficaremos velhos.

Vantagens de casa térrea

  • O custo é sem dúvida um dos primeiros atrativos. Afinal os métodos construtivos são bem mais simples e o custo com mão de obra é também mais em conta;
  • É mais acessível e não causa problemas de locomoção para crianças, idosos e pessoas com deficiência;
  • É mais rápido para construir, uma vez que há apenas um pavimento;
  • A integração horizontal com outros ambientes também é facilitado, como piscinas, área de lazer, jardim, entre outros;
  • Entre outros.

Desvantagens de casa térrea

  • Em alguns casos o tamanho do terreno limita o tamanho da construção da casa, especialmente quando se tem necessidade de uma construção maior;
  • Não faz um bom aproveitamento do terreno, uma vez que a maior parte do lote fica destinado a construção e em muitos casos não sobra espaço externo para quintal, área verde ou área de recreação;
  • Você pode perder a vista, pois as construções laterais podem fazer com que tudo que veja em volta são paredes. Para muitas pessoas isto é um ponto negativo em uma casa;
  • Entre outros.

Sobrado

A construção de um sobrado é útil quando há necessidade de construir uma casa muito grande e nem sempre o espaço do terreno permite isso, nesses casos fazer um segundo piso duplica a o espaço disponível tornando possível a construção de casas grandes em espaços relativamente pequenos.

Outro fator muito usado é meramente estético. Com o sobrado é possível fazer belas construções explorando as boas ideias dos profissionais de arquitetura. Antigamente os sobrados eram quadradões e mais pareciam um bloco, mas encontramos belas construções de dois ou mais pisos.

A divisão dos pavimentos é interessante também. Normalmente usa-se fazer os dormitórios no pavimento superior e as áreas comuns como sala, cozinha, área de lazer e outros no pavimento inferior. Isto é bem interessante e um dos pontos fortes da opção pela construção de um sobrado.

A valorização de um sobrado é outro ponto que deve ser levado em conta. Apesar de muitos não gostar deste tipo de construção, na prática ele acaba sendo mais valorizado do que uma casa térrea.

Para finalizar existe a questão financeira onde a construção de um sobrado geralmente é bem mais alta, já que o projeto é diferenciado, a mão de obra acaba ficando mais cara, as fundações, colunas, lajes e outras estruturas também recebem tratamento diferenciado, entre outros aspectos.

Falso sobrado

Este é um termo que tem sido aplicado e que usarei na falta de um melhor. Na verdade é um tipo de construção que tem a frente como sobrado, mas o restante da casa como térrea. Aqui no condomínio onde moro ele virou moda.

Geralmente se faz uma sala com pé direito duplo e do outro lado um quarto em cima. Com isso ele ganha uma frente robusta e parecendo um sobrado completo, mas a parte do fundo é uma casa térrea comum. Pode ser uma boa alternativa para quem quer unir o melhor dos dois métodos construtivos.

Basicamente quando você olha para frente da casa você enxerga um sobrado, mas na prática é só a frente. Esse método pode ser útil quando você também não precisa de tanto espaço assim, mas as vezes desejar uma área de lazer em cima, uma sala de TV ou mesmo um quarto específico na parte superior.

Vale lembrar que geralmente o que é feito neste caso é a sala com pé-direito duplo e um cômodo na parte superior apenas. Muita gente tem usado para a área de lazer, o que faz bastante sentido.

Arquitetura mudando bastante, diante de novos métodos construtivos, materiais e tendências que vez ou outra aparece aqui ou acolá. Algumas dessas tendências passam com o tempo, outras permanecem e duram muito tempo.

Qual é o melhor?


Eu optei por casa térrea e acredito ser esta a melhor alternativa, mas havendo dinheiro disponível e necessidade, seja ela estética ou funcional, creio que seja uma boa opção a construção de um sobrado.

Para muitas pessoas o sobrado é uma opção muito atraente, mas não foi o meu caso e as razões que me levou a optar por uma casa térrea são bastante óbvias. Minha esposa defende a ideia de que hoje somos jovens, mas daqui a pouco com o avanço da idade, subir escadas não será uma alternativa viável e talvez em algumas situações até impossível. Portanto como a construção visava estabelecer uma residência fixa, era preciso pensar no presente e também no futuro.

Contudo, existe um aspecto muito positivo no sobrado que a valorização, uma vez que você consegue fazer uma construção maior, mais ampla e com quartos grandes. Isto atrai bastante as pessoas que desejam comprar um imóvel e com isso o imóvel acaba tendo uma valorização mais significativa.

É preciso levar em conta os recursos financeiros disponíveis, a necessidade, o espaço do terreno e outros aspectos. Geralmente se gasta bem mais para fazer sobrado e este é um fator importante para se levar em conta na hora de decidir.

Posts recomendados

Nenhum comentário ainda, adicione abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *